Você sabe usar as palavras de afirmação?

Por: Areta Braga

Postado em 05/03/2017 - 22:56

A forma mais eficaz de expressar apreciação e fazer com que as pessoas e sintam valorizadas é identificar qual a principal linguagem de valorização da pessoa e se comunicar com ela por meio desta linguagem. Isto faz com que ela realmente se sinta respeitada em sua individualidade, se relacione melhor e torne-se mais positiva e produtiva.

Se você se deparar com uma pessoa que gosta de receber elogios específicos sobre algo que fez e ser apoiada verbalmente muito provavelmente você está diante de alguém que tem como sua principal linguagem de valorização as palavras de afirmação.

Para fazer com que esta pessoa se sinta valorizada ofereça apoio verbal e elogie destacando uma característica positiva específica. Não adianta nada fazer elogios vazios, seja o mais específico possível. Algo como: “Gostei muito da forma segura e precisa que conduziu a negociação com nossos clientes nesta última reunião”.

Quando você valoriza os traços positivos de uma pessoa cuja a principal linguagem é palavras de afirmação você está apoiando o desenvolvimento dela e a ajudando a agir de acordo com seus pontos positivos.

Você pode fazer isso, por meio de um reconhecimento pessoal individual, de um elogio diante de outras pessoas ou por escrito.

Mas cuidado para não errar na comunicação por meio das palavras de afirmação. A pessoa que se comunica por essa linguagem percebe rapidamente quando a expressão não é sincera, então, se não for capaz de expressar apreciação sinceramente ao seu colega, é preferível ficar em silêncio, pelo menos até ser capaz de fazer isso com franqueza e atitude positiva.

Você já experimentou o resultado de um elogio sincero e feito adequadamente? Eu convido você a nesta semana fazer isso. Identifique entre seus colegas alguém que você acredita que se sente valorizado pelas palavras de afirmação e faça um elogio sincero. Você vai se encantar com o resultado.

Textos relacionados: