Você sabe expressar apreciação?

Por: Areta Braga

Postado em 05/03/2017 - 22:37

Pesquisas globais revelam que 79% das pessoas que pedem demissão de seus empregos, o fazem porque não sentem valorizadas, ou seja, muitas empresas perdem talentos porque os gestores não sabem expressar apreciação e reconhecer seus liderados da forma que eles gostariam.

Estas mesmas pesquisas identificaram que quando a apreciação é comunicada na forma e na linguagem correta há uma significativa melhora dos relacionamentos e do nível de satisfação com o trabalho, bem como uma redução na rotatividade nas equipes.

Mas afinal, o que faz as pessoas se sentirem valorizadas? Como comunicar apreciação de forma eficaz?

Expressar apreciação e valorizar pessoas parece algo muito simples, mas nem sempre é, pois para a comunicação da apreciação ser eficaz e encorajar verdadeiramente as pessoas é preciso prestar atenção em pelo menos dois fatores:

  • Para a comunicação da apreciação ser eficiente ela deve ser feita de maneira individualizada e concedida pessoalmente. Não adianta cair na tentação de achar que as comunicações de grupo eliminam a necessidade de uma comunicação direta e personalizada. As pessoas têm o desejo de se sentirem únicas;
  • Para ter efeito e produzir impacto a apreciação deve ser vista e sentida como algo valioso para quem a recebe e para isso acontecer ela deve ser comunicada na linguagem da pessoa, logo é preciso dedicar tempo para conhecer e identificar a linguagem da valorização da outra pessoa.

Levando em consideração apenas estes dois pontos você acha que sabe comunicar apreciação e valorizar as pessoas com quem convive?

Caso a resposta seja não, o que você pode começar a fazer hoje para comunicar melhor a apreciação que sente pelas pessoas e melhorar o ambiente no qual está inserido?

Para melhorar ainda mais sua habilidade de comunicar apreciação vale também conhecer as as 5 linguagens da valorização que são: palavras de afirmação, atos de serviços, tempo de qualidade, presentes e toque físico. Para saber mais sobre elas você pode ler o livro “As Cinco Linguagens da Valorização pessoal no ambiente de trabalho”, escrito pelo Gary Chapman, que também é autor do best seller “As 5 Linguagens do Amor”, e pelo Psicólogo e consultor Paul Withe, ou acompanhar a séria sobre elas aqui no blog.

 

Outros textos relacionados: