Qual o impacto daquilo que “deu errado” na sua vida?

Por: Areta Braga

Postado em 08/09/2017 - 18:32

Qual o impacto daquilo que “deu errado” na sua vida?

No livro Impacto, o coach de carreira Maurício Sampaio, fala que o seu maior ativo é a sua própria história. Desde a primeira vez que li esta frase ela fez todo o sentido para mim, mas cada vez mais eu percebo que muitas pessoas não conseguem entender o que isso quer dizer.

Infelizmente, muitas vezes não conseguimos perceber o impacto positivo que uma coisa que aparentemente deu errado em nossa vida pode ter, pois esta situação pode ser um grande aprendizado que nos levará a ser bem-sucedido em uma nova oportunidade.

Recentemente, durante uma viagem de trabalho eu conheci uma musicista que compartilhou comigo sua história e ela foi um verdadeiro exemplo de quando algo que deu errado pode gerar um aprendizado valioso. Ela dedicou sua vida a estudar música, adquiriu disciplina e habilidade musical invejáveis, dedicou horas a se especializar e depois viu sua vida financeira e profissional ruir, pois sua orquestra assim como tantas outras neste país foram desfeitas devido à crise econômica.

Ela ficou desempregada, achou que não sabia fazer mais nada da vida e começou a ficar deprimida. Depois de algum tempo, mudou de cidade, começou um novo projeto de vida indo trabalhar em uma área completamente diferente, melhorou sua qualidade de vida, deixou de fumar e começou a praticar atividades físicas, ficou mais feliz, prestou um concurso público e foi aprovada de primeira.

Num primeiro momento, você pode dizer que a carreira de musicista desta pessoa deu errado e que ela perdeu muitos anos, mas se olhar como a história continua perceberá que as habilidades que ela adquiriu como musicista  tais como ter disciplina, se dedicar aos estudos e mergulhar profundamente naquilo que estava fazendo permitiu que fosse aprovada em um concurso público na primeira tentativa, algo que tem um grau considerável de dificuldade, começasse uma história diferente da primeira e voltasse a ser feliz.

O que esta história nos mostra? Que as vezes o que parece ser um fracasso é só um novo caminho se abrindo e que as habilidades que adquiriu e os aprendizados que você teve em alguma experiência que não terminou da forma que desejava, podem ser uma excelente oportunidade para forjar habilidades que serão essenciais para que você seja bem-sucedido em uma nova empreitada.

Qual experiência do seu passado que lhe parece um fracasso? O que você aprendeu com isso? Se você acha que não aprendeu nada e que apenas sofreu, reflita com calma ou peça ajuda de alguém próximo que possa ajudá-lo a identificar qual habilidade você desenvolveu com essa experiência e a aproveite em suas novas experiências.  Cada falha é na verdade um aprendizado que o levará para mais perto do seu sucesso.