Isso não é meu trabalho!

Por: Areta Braga

Postado em 02/04/2017 - 22:00

Quantas vezes você disse ou ouviu alguém próximo a você dizer “isto não é minha responsabilidade”, “isto é trabalho de fulano” ou “já fiz a minha parte”? Com certeza muitas vezes.

Durante toda a minha carreira eu ouvi isso várias vezes e em algumas ocasiões eu também disse alguma destas frases. O problema é que muitas vezes elas estão relacionadas a uma espécie de miopia que nos impede de ver que na sociedade atual onde boa parte dos profissionais realizam trabalhos de criação intelectual e o trabalho em equipe, a capacidade de liderar e de gerir projetos são altamente valorizados este tipo de postura está perdendo espaço.

Cada vez mais as empresas esperam que os profissionais adotem uma postura empreendedora, ou seja, entendam que a sua responsabilidade na execução de um trabalho vai além de fazer apenas uma parte. Cada vez mais é necessário saber contribuir na construção de todo, trabalhando em equipe, focando o processo de ponta-a-ponta, assumindo responsabilidades e desenvolvendo habilidades que vão além de um escopo de cargo que pode ser extinto a qualquer momento.

Em um mundo que muda rapidamente, as funções e postos de trabalho deixam de existir e são criados em um ritmo frenético, aqueles que souberem agir de maneira empreendedora, independente do ambiente onde estão, serão cada vez mais valorizados e alcançarão os melhores salários e posições. Já aqueles que pensarem “isso não é meu trabalho”, estarão fadados ao desemprego e a murmuração eterna! Então, que tal adaptar-se e sair da zona de conforto?